Contador de visitas

MEGA DRIVE MANÍACOS MEGA DRIVE MANÍACOS MEGA DRIVE MANÍACOS: HARDWARE DO MEGA DRIVE

HARDWARE DO MEGA DRIVE

Hardware

O Mega Drive foi planejado para ser o próximo passo tecnológico sobre outros consoles de videogame disponíveis naquela época. É uma máquina de "16 bits",assim nomeada após o uso de um processador de 16 bits (neste caso, o Motorola 68000), e foi comercializado como sendo superior aos populares consoles de 8 bits que dominavam o mercado na época. Geralmente o Nintendinho, mas às vezes seu antecessor imediato, o Sega Master System. Os processadores de 16 bits estavam ganhando popularidade desde meados da década de 80, e eram amplamente usadas em máquinas de A Arcade e quase se esperava que fossem encontradas em novos computadores domésticos - era, portanto, lógico que a próxima "geração" seguisse o exemplo.


O Mega Drive baseava-se na tecnologia encontrada no Master System (e usando adaptadores se torna totalmente compatível com as versões anteriores), embora, além de aumentar as especificações técnicas para uma jogabilidade mais exigente, som e gráficos, fez uma série de mudanças cruciais para o design de consoles, que continuam até hoje. Em primeiro lugar, adicionou um terceiro botão no controle: C no layout de controle (agora ergonomicamente projetado). O Mega Drive possuía som em estéreo, e fez uma tentativa de bloquear jogos de outras regiões através de software. Além disso - utilizando os cabos corretos o Mega Drive é capaz de produzir uma imagem mais nítida do que seus rivais (com sua tela de 320x240 de maior resolução).


Todos os Mega Drives ultilizam um modo de carregamento superior (ao contrário do carregamento de cartucho de estilo VCR complicado do Nintendinho ocidental),tendo controladores removíveis (ao contrário do Famicom). Foi projetado desde o primeiro dia para permitir expansões de hardware, e seu uso de plástico escuro significa que o "amarelamento" de sistemas mais antigos é menos um problema.

Modelos

Mega Drive

O Mega Drive original mede 28 cm × 21,2 cm × 7 cm. A parte superior da unidade é dividida em dois componentes: um em relevo circular com a ranhura do cartucho e uma frase "High Definition Graphics" (a qual foi omitida nas versões posteriores) e um painel de controle que contém os botões de liga/desliga, reset e o controle de volume para o fone de ouvido. Saída de áudio através do modelo original era mono, através da porta A / V, enquanto a saída de fone de ouvido foi usada para o som estéreo. Uma terceira porta DE-9 na parte traseira da unidade forneceu suporte periférico adicional, embora tenha sido removida das revisões posteriores.

Os modelos asiáticos, japoneses e sul-coreanos têm um mecanismo de travamento de cartucho que impede que os cartuchos sejam removidos quando o console está ligado (razão pela qual os cartuchos "orientais", bem como o cartucho Sonic & Knuckles e vários outros, têm um recorte Seus lados esquerdos). As edições posteriores incluíram o sistema de segurança TMSS, o que não havia nas versões iniciais, causando pequenos problemas de compatibilidade, apesar do recurso ter sido planejado desde o início.

Modelos de Mega Drive no mundo

MD Japão

MD Coréia do Sul

MD Ásia

MD Europa

MD Estados Unidos (sem o slogan "High Definition Graphics")

MD Estados Unidos (com o slogan "High Definition Graphics")

MD Brasil (Primeira versão)

MD Brasil (Segunda versão)


Mega Drive 2

Em 1993, o console foi redesenhado, com custo reduzido (conhecido como Mega Drive II na Europa, e vendido simplesmente como "Genesis" na América do Norte sem o logotipo da Sega e no Brasil ficou conhecido como Mega Drive 3, uma vez que o Mega Drive 2 tinha o mesmo design do primeiro modelo original, vendido junto com o jogo Sonic the Hedgehog), com 22 cm × 21,2 cm × 5,9 cm. Uma das principais mudanças realizadas nas revisões do modelo original foi a remoção da entrada de fones de ouvido em favor de uma saída estéreo através de uma redesenhada saída de 9 pinos A/V. Os modelos americanos,brasileiros e europeus usaram botão liga/desliga de "apertar", enquanto os modelos não ocidentais usavam um switch semelhante ao do primeiro modelo. Além disso, os circuitos de áudio foram modificados, resultando em qualidade de áudio perceptivelmente diferente.

Um mito comum é que o Mega Drive 2 não tem um processador Z80 - a verdade é que ele não tem um Zilog Z80. Durante a vida do Mega Drive, a Sega recebeu vários chips de diferentes fabricantes e, às vezes, chips de outras marcas ou a própria Sega os fabricavam, que foi o que aconteceu nesse caso (e é por isso que cada Mega Drive tem um fabricante diferente para Seu M68000). Se o Z80 estivesse faltando, a maioria dos jogos não teria som (ou não o som completo). Em revisões posteriores o Z80 foi integrado em um ASIC personalizado que também incorporou os principais chips do sistema.

Modelos de Mega Drive 2 pelo mundo

MD2 Japão

MD2 Estados Unidos

MD2 Europa

MD2 Coréia do Sul

MD3 Brasil


Genesis 3

O Genesis 3 foi uma pequena versão fabricada pela Majesco em 1998 para o mercado americano. É muito menor do que seus antecessores e carece de todas as expansões e correções de bugs de controladores de memória - tanto a renderização de alguns jogos de leitura ilegível quanto a compatibilidade com o Sega CD e 32X


Genesis 3 (Majesco)







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...