O Mega-CD teve muitas formas, mas em todos os casos o hardware acrescenta a capacidade de leitura de CDs, tecnologia que no final dos anos 80 e início dos anos 90 estava se tornando uma opção de armazenamento mais acessível do que o tradicional cartucho (com a ROM do jogo gravada nela).
Um Sega CD tradicional não funciona de forma autônoma e precisa ser conectado a um Mega Drive através da porta de expansão localizada no lado direito do console. No entanto, os Sega-CDs exigem sua própria fonte de energia, o que significa que a fim de jogar jogos de Sega CD dois soquetes serão ocupados pelo console atualizado.
Embora se pudesse esperar que o Sega CD simplesmente desse ao Mega Drive acesso aos CDs, ele de fato adiciona processadores extras, memória e recursos de áudio também, todos os quais só podem ser utilizados pelo software de CD. O Sega CD no entanto não resolve a questão dos gráficos, que além da capacidade de escalar e girar sprites, permanecem idênticos ao sistema Mega Drive padrão.
O Sega CD também oferece conectores RCA de som estéreo. O Mega Drive por conta própria emitirá um sinal de áudio mono para a televisão, com estéreo disponível apenas através da porta de fone de ouvido localizada na frente do console. Uma conexão externa do Mega Drive para o Sega CD permitirá que todos os jogos sejam reproduzidos através da televisão em estéreo.
O Sega CD pode ser usado em conjunto com o 32X para executar um dos seis jogos padrão "Sega CD 32X" . Alternativamente, ele pode ser usado para apenas reproduzir CDs de áudio de 5 ou 3 polegadas.
Modelos
Como ocorreu no Mega Drive, existiram 2 grandes revisões do add-on fabricadas pela Sega e muitas outras combinações especiais.
Sega CD
O Sega CD original utiliza uma bandeja de cds e é encaixado abaixo do Mega Drive (ou Mega Drive 2). É bastante largo e desenhado para permanecer fixado sempre no console.
Sega CD 2
Um modelo de custo reduzido foi produzido e lançado na mesma época em que o Mega Drive 2. No Japão, o sistema estreou em 23 de abril de 1993, com um lançamento nos Estados Unidos durante o verão de 1993 e Agosto de 1993 para a Europa.
Esta versão fica no lado direito do Mega Drive, embora continue a funcionar como uma nova base para o console, e é um dispositivo de carregamento superior. Menos peças mecânicas significavam menos chances de ter problemas com um Sega CD2, e foi projetado para ser mais elegante e mais atraente. O Sega CD2 foi projetado tendo o Mega Drive 2 em mente, porém uma peça de extensão de plástico foi incluída para adicionar suporte extra para o Mega Drive original.
Combos: JVC Wondermega/X'eye, Pioneer LaserActive, Sega Multi-Mega, e Aiwa Mega CD
Várias combinações das unidades de Mega Drive / Sega CD foram desenvolvidas ao longo da vida do Mega-CD. O Wondermega e LaserActive (da Pioneer) são consoles autônomos; O LaserActive também reproduz LaserDiscs. O Multi-Mega é um leitor de CD de áudio portátil que contém um Mega Drive e Mega-CD embutidos.O Aiwa Mega CD é um Mega Drive / Sega CD compactado em aparelhos de CD portáteis da Aiwa.
Nenhum comentário: