16 TON (também conhecido como 16 t) é um jogo cuja procedência eu desconheço.
"Lançado" em 1991 - lançado - entre aspas porque não me parece ser um jogo oficial. Parece ter sido feito em casa, mas não tenho certeza, ainda não aprendi a decifrar caracteres japoneses.
O jogo é totalmente underground, obscuro e bizarro. O jogador controla um garoto que veste pijama e cuja finalidade é destroçar os monstros que despencam pelo cenário arremessando contra os mesmos bigornas de 16 toneladas como o título já sugere.
O jogo perdeu pontos na nota final porque nas fases mais avançadas torna-se impossível de ser vencido pois se torna ridículo, plataformas de geléia fazem os pesos ricochetearem pelo cenário todo a ponto de o jogador morrer atingido pelo peso que ele mesmo arremessou.
O cenário das fases consiste num labirinto de plataformas em 2d no qual deve se elaborar a melhor estratégia pra derrotar os inimigos belos: uma alienígena cibernética, uma versão freak piorada do Frankstein e uma múmia-mariposa.Totalmente chapado é o que eu digo.
O jogo começa divertido quando conseguimos realizar belos strikes arremessando o peso nos inimigos e acertando uns cinco numa tacada só, mas começa a ficar meio boçal quando as fases mudam e o personagem começa a derrapar no gelo e ser atingido pelo próprio peso.
Os inimigos voltam em diversos rounds e sempre de forma aleatória e nem sempre na mesma quantidade. É um jogo bem meia boca e feito nas coxas. A cada 10.000 pontos alcançados o jogador ganha uma vida e não há muito mais o que se dizer sobre a obra.
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