O Sega 32X é uma grande e pesada unidade "em forma de cogumelo" que se conecta na ranhura do cartucho do Mega Drive. O 32X também desempenha seus próprios cartuchos que são projetados para aproveitar as melhorias do sistema - cartuchos que fisicamente nem cabem em um slot padrão de Mega Drive. O 32X não pode funcionar como uma máquina independente, mas ao contrário do Power Base Converter foi projetado para ser uma adição permanente para a configuração Mega Drive, dobrando-o como um dispositivo de transferência, permitindo que os jogos normais de Mega Drive fossem jogados. O 32X veio com dez cupons e um espaçador de plástico, garantindo que ele possa trabalhar com a maioria das versões do Mega Drive.
Como um aparte, o codificador de vídeo do 32X é de uma qualidade de construção ligeiramente superior àqueles normalmente encontrados em iterações posteriores do Mega Drive, podendo gerar uma imagem ligeiramente mais clara ao carregar títulos Mega Drive.
Numerosos fatores levaram à críticas ao 32X, mas um dos principais problemas é encontrado antes mesmo do sistema ser ligado: O dispositivo requer sua própria fonte de energia e uma segunda conexão física com o console Mega Drive na parte de trás da unidade. Se o usuário também tem um Sega CD, isso significa que não menos de três adaptadores de alimentação são necessários (mais um quarto para uma televisão). Tanto a fonte quanto o cabo conector do 32X são unidades personalizadas - o adaptador AC é mais comum, pois é idêntico ao visto com o Mega Drive 2, mas o cabo do conector do 32X é exclusivo para O 32X e não foi vendido separadamente (embora existam variações de terceiros).
Além disso, os adaptadores de corrente alternada da Sega da época foram projetados para que o transformador fosse localizado em torno da área do plug, resultando em várias unidades volumosas obstruindo os soquetes circundantes. Devido ao espaço extra necessário apenas para ligar o console na parede a Sega finalmente lançou sua própria 'Sega Power Strip' na América do Norte.
O 32X traz upgrades visuais significativos para o Mega Drive, incluindo a capacidade de exibir mais cores na tela (32.768 ao mesmo tempo, o que era um requisito importante para jogos com gráficos 3D e vídeo em movimento total e, portanto, era uma queixa comum com o Sega CD), dimensionamento e rotação e recursos gráficos 3D significativamente aprimorados fornecidos por seus dois processadores RISC Hitachi SH-2 de 32 bits (também usados para Saturn) e o VDP do 32X.
As capacidades de áudio também foram atualizadas, incluindo a adição da tecnologia QSound, que permite som multidimensional tornando um sinal de áudio estéreo regular próximo dos sons 3D ouvidos na vida cotidiana (semelhante à gravação binaural).
O 32X é compatível com o Sega CD, permitindo ao usuário jogar um dos seis jogos feitos para o sistema Sega CD 32X.
O marketing norte-americano lançou o 32X como sendo 40 vezes mais poderoso que o Super NES e 6 vezes mais poderoso do que o 3DO. Isto é verdade em termos de desempenho do processador, já que a duplo SH-2 é capaz de processar cerca de 60 MIPS, em comparação com o Super NES Ricoh 5A22 que processa 1,5 MIPS eo ARM60 da 3DO que processa 10 MIPS. Em termos de desempenho de polígono 3D, o 32X é capaz de renderizar 160.000 polígonos de sombra plana e 50.000 polígonos texturados/segundo. Em comparação, o 3DO processa 20.000 polígonos texturizados/segundo, enquanto o Super Super FX 2 renderiza 4000 polígonos de sombra plana e 2000 polígonos texturizados/segundo, assim o 32X renderiza 40 vezes tantos polígonos como o chip Super FX 2 e mais do que o dobro de muitos polígonos texturados no 3DO. Em comparação a outros sistemas na época, o Atari Jaguar renderizava 10.000 polígonos texturados/segundo, enquanto um PC Pentium 60 renderiza 30.000-50.000 polígonos/segundo e 6000 polígonos texturizados/segundo, e O Pentium 66 renderiza 3,6 MPixels/segundo (em comparação com os 32X's 18-36 MPixels /s). O 32X era geralmente o sistema caseiro mais poderoso lançado ao mundo ocidental em 1994, até os lançamentos do Saturn e PlayStation no Japão naquela época.
Modelos
Contrariamente à crença popular, o Sega 32X não emprega nenhuma tecnologia de bloqueio regional por si só, dependendo da região do Mega Drive para determinar a região da unidade. No entanto, tem um conjunto Genlock de freqüência a 50Hz (PAL), e jogos funcionando em 60Hz (NTSC) e vice-versa. Devido ao 32X apenas diferenciar entre as frequências e não a região, o Super 32X japonês e o Genesis 32X são idênticos e irão funcionar em qualquer console NTSC. Muito como as modificações de região no Mega Drive e Saturn, isso é facilmente alterado com ligeiras modificações para a periférico, permitindo o suporte universal de todos os jogos.
Nenhum comentário: